Vazio

Total: R$0,00

Cinco dicas para não cair no sono enquanto dirige

Por Bruno Marques, 04/25/2014 - 00:59
Estrada noturna com postes

A vida no volante do bruto pode ser boa, mas em toda entrega existem prazos a cumprir. Por causa disso, muitos motoristas acabam estendendo seu tempo na estrada, parando pouco para descansar. Quando isso acontece, uma piscada de olhos pode fazer a diferença e trazer consequências graves.

Segundo estudo do Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), cerca de 30% dos acidentes com morte por ano são provocados pelo cansaço e sono dos condutores. Para não fazer parte desta estatística, é bom ficar ligado em cinco dicas para evitar que isso aconteça durante uma viagem longa:

1) Programe suas paradas: Procure fazer pequenas pausas do volante a cada duas horas. Levante-se, faça alongamentos, beba água e coma alguma coisa. Se a sua jornada for de mais de nove horas diárias, tire alguns minutos para um cochilo a cada quatro horas.

2) Durma bem: Se a cabine do seu caminhão possui leito para descanso, o ideal é utilizá-la para isso. Crie um ambiente para que o sono seja profundo, e não superficial. Por isso, dê preferência para estacionar em lugares com pouco barulho e que, no caso de uma pausa diurna, ofereça uma sombra.

3) Durma antes de uma viagem noturna: Se o seu frete começa após o sol se pôr, o mais recomendado é dormir, no mínimo, cinco horas antes, e acordar uma hora antes de cair na estrada para diminuir a fadiga, e é claro, manter as paradas programadas para descanso.

4) Não mascare o sono: Existem alguns “macetes” para driblar o sono, como energéticos, mascar chiclete, fumar, dirigir com som alto, dentre outros. São métodos paliativos: só atrasam a hora de cair na cama.

5) Fique de olho no relógio: segundo o estudo do Cemsa, entre 12h e 14h, e entre 20h e 5h são os horários em que o corpo está com os níveis de alerta mais baixos. O melhor a ser feito é aproveitar estes períodos para descansar, para só depois seguir o seu destino.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Category: